.

.

domingo, 29 de octubre de 2017

Apresentadora da TV Encontrada Morta

Fonte :UNITAANGOLA
Apresentadora de televisão encontrada morta após rapto
TPA_Luto.jpg
A apresentadora da Televisão Pública de Angola Beatriz Fernandes foi encontrada morta esta quinta-feira, 26 de Outubro de 2017, em Luanda, depois de ter sido raptada na quarta-feira juntamente com os seus dois filhos.

A notícia da morte de Beatriz Fernandes foi transmitida em direto por uma jornalista do canal público da televisão angolana. Em lágrimas, a colega da apresentadora anunciou ao final da tarde que o corpo de Beatriz Fernandes foi encontrado pelo Serviço de Investigação Criminal angolano, a cerca de 30 quilómetros do centro de Luanda, no município de Viana.

Beatriz Fernandes estava desaparecida depois de ter sido raptada na capital, na noite de quarta-feira, na viatura em que seguia com os filhos.

De acordo com um familiar da apresentadora, Beatriz Fernandes terá sido raptada à chegada a uma unidade hospitalar de Luanda e os dois filhos menores foram entregues, em pânico, numa esquadra da capital.

Nas últimas semanas há registo de um aumento de casos conhecidos de raptos em Luanda, seguido de homicídio, vitimando essencialmente mulheres, normalmente obrigadas a fazerem levantamentos de dinheiro nas caixas ATM.

Entretanto, uma fonte do gabinete provincial de comunical institucional e imprensa do Ministério do Interior adiantou que os relatos de desaparecimento de mulheres em Luanda, e das respectivas viaturas, que nos últimos dias se sucedem nas redes sociais, com destaque para o Facebook e WhatsApp, não resultam de uma onda de raptos na capital do país.

Segundo a fonte, as pessoas estão a publicar informações falsas nessas plataformas, que têm criado a ideia de um surto de sequestros em Luanda visando mulheres ao volante.

"O que acontece na realidade é que os delinquentes sabem ou dão conta que as vítimas têm um cartão Multicaixa com dinheiro. Então, surpreendem-nas na via pública e andam com as mesmas, obrigando-as a levantar dinheiro. Isso não é rapto", sublinha a fonte do Ministério do Interior.

Ainda segundo a mesma fonte, muitos dos casos decorrem da falta de prudência das vítimas, pelo que as autoridades apelam a cautelas redobradas.

"Rapto exige que os delinquentes peçam o resgate", sublinha, garantindo que isso não tem acontecido, tal como não aconteceu no caso de Beatriz Fernandes, ex-apresentadora da TPA encontrada ontem morta.

"As mulheres não têm precaução, andam com tudo na pasta, dinheiro, cartão Multicaixa com o código, telefones caros...", descreve a fonte, acrescentando que, para piorar, as vítimas mantêm "o hábito de deixar as pastas à vista nos carros", o que permite aos bandidos controlarem os seus passos.

"É simplesmente isso que está a acontecer em Luanda. O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, não recebeu nenhuma denúncia que fizesse referência à prática de raptos", desvaloriza a fonte do Gabinete Provincial de Comunicação Institucional e Imprensa do Ministério do Interior.

Para esta fonte, tem havido também uma grande confusão de conceitos.

"Rapto exige que os delinquentes peçam o resgate", sublinha, garantindo que isso não tem acontecido, tal como não aconteceu no caso de Beatriz Fernandes, ex-apresentadora da TPA encontrada ontem morta.

"Neste momento as investigações estão a decorrer sobre este caso", refere a fonte, que promete fornecer mais esclarecimentos em breve.

O corpo de Beatriz Fernandes foi encontrado no Km30, após um alerta lançado por familiares.

"Acreditamos que se trata de um assalto ou sequestro, a minha tia saiu do serviço, foi para casa e, depois, a caminho do hospital para ver o seu pai que se encontra internado na clínica da Endiama" desapareceu, lê-se numa mensagem partilhada no Facebook.

Na mesma publicação, refere-se que a vítima estava acompanhada dos dois filhos, que conseguiram escapar, tendo sido encaminhados para uma esquadra policial.
www.unitaangola.org