.

.

martes, 5 de diciembre de 2017

Deputados da UNITA visitam instituições sanitárias para saudar dia do SIDA

Fonte :KUP
Deputados da UNITA visitam instituições sanitárias para saudar dia do SIDA
UNITA -Sida 04-12-2017.jpg
O Grupo Parlamentar da UNITA realizou na tarde de sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, visitas de auscultação e constatação ao Instituto Nacional de Luta contra o SIDA e ao Hospital Esperança, no âmbito das celebrações do dia mundial da luta contra o SIDA que se assinala nesta data.

A Directora do Instituto Nacional de Luta contra o SIDA, Maria Lúcia Mendes Furtado, que recebeu a delegação que visitou o Instituto em sua supervisão, composta pelos Deputados Rubén Sicato e Manuel Ekukui, disse ter sido o encontro salutar e bom que, serviu para inteirar-se de como as Instituições podem ajudar no combate contra a doença.

“Foi uma visita boa, salutar. Deu para identificarmos as áreas em que podemos obter apoios, juntar as sinergias. Porque afinal o problema da luta contra SIDA é um problema de todos temos que estar de uma maneira coordenada para podermos atingir os nossos objectivos”.

“Segundo o inquérito de indicadores múltiplos de saúde 2015-2016, aponta uma prevalência em Angola de dois por cento (2%). Bem, quer dizer que, em cada cem pessoas são infectadas. São cálculos que se encontra através de metodologias específicas. No caso foi na população geral. Porque, de 2004 à 2013, nós utilizávamos um metodologia que os estudos eram feitos na mulher grávida em consulta pré-natal. E, havia apenas onze municípios que representavam a área rural, já esse estudo é mais representativo, porque abrangeu mais áreas rurais, tem também uma boa percentagem de homens que participaram no estudo, e então essa metodologia é mais próxima à realidade”, disse a responsável sanitária.

O Deputado Rubén Sicato, coordenador da delegação a Instituição de Luta contra o SIDA disse que a comissão apercebeu-se da evolução da Instituição no âmbito dos trabalhos que vem realizar e sobre o estado da doença em Angola, e na ocasião o membro do Grupo Parlamentar da UNITA congratulou-se pelo encontro proporcionado, durante duas horas.

“Nós conseguimos nos aperceber da evolução que o Instituto Nacional de Luta contra o SIDA tem estado a ter. Tivemos a informação sobre o nível de prevalência em Angola e a sua distribuição em função das diversas províncias. E, nós achamos que é uma luta que Angola tem que levar um pouco com mais intensidade, para que consigamos ter um país com uma taxa de prevalência cada vez mais baixo”, disse, realçando que o governo aumente o orçamento cabimentado ao sector da saúde para melhorias das acções desta área.

“Devo dizer que, neste momento estamos todos à espera do Orçamento Geral do Estado que vai ser discutido a partir do dia 18 de Dezembro se se mantiver o calendário. E, esperamos que nessa altura o executivo possa prever para sector de saúde uma dotação aumentada em relação aquilo que tem sido”.
www.unitaangola.org