.

.

viernes, 26 de enero de 2018

Ex-PCA do BPC chamado em Tribunal

Fonte :KUP
Ex-PCA do BPC chamado em Tribunal
Paixão-Júnior Ex-Presidente do C da Administraçâo do BPC.jpg
O Tribunal Provincial de Malanje solicitou a presença do ex- Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco de Poupança e Credito (BPC), Antônio Paixão Júnior para declarar no próximo dia 12 de Fevereiro em torno de um processo de crime (167/17-C), envolvendo uma rede de gestores acusados de práticas de peculato (conceção de créditos em beneficio de comissões) no exercício das suas funções bancárias.

O processo tem como arguidos a ex- directora da região norte, Ilda Maria Elias Silva “Boneca”, de 56 anos, Afonso Agostinho Matari, 64 anos, Brite de Fátima Pereira Antunes Sheila, 33 anos, Luxly do Rosário Francisco Neto, 34 anos.

O processo que foi instruído pela procuradora Lina Bernarda Ventura Kayolas, desde 2012, quando Ilda Maria Elias Silva desentendeu-se com uma gerente do balcão Central de Malange, Brite de Fátima Pereira Antunes Sherman, 33 anos, acusando-a de efectuar lançamento de créditos sem a sua autorização. Ambas eram muito ligadas numa relação ao estilo de mãe e filha e tidas como próximas ao antigo PCA, Antônio da Paixão Júnior.

Ao ser inicialmente ouvido pelo ministério publico em Malanje, Brite Sheiman negou as acusações, explicando que não fazia nada sozinha sem a orientação superior da sua ex-directora Ilda Silva “Boneca”. Brite Sheiman explicou também como funcionava a rede de concessão de créditos liderada pela então diretora regional, tendo citado uma empresa beneficiária pertencente a um suposto empresário e amigo identificado por “Matos”, também arrolado no processo como declarante.
www.unitaangola.org